LOJAS
FECHADAS
Andando
pelas ruas do Recife, ruas digo comercial, encontro e vejo uma quantidade muito
grande, de lojas fechadas. Aí fico me perguntando, o que aconteceu, para que
tudo isto tenha evoluído?
Comentando com alguns,
a palavra, está na ponta da língua, “crise”; aí me vem a indagação! É muito
fácil, culpar a “crise”, e, que ao mesmo tempo vejo, centros comerciais, que
sobrevive, a esta chamada “crise”.
A pergunta me vem de
novo a me incomodar, mais o que aconteceu? Aí penso será que não foi um erro
estratégico dentro deste centro comercial, será que não foi um desleixo destes
empresários? A falta de programação, a falta de preparar=se sempre em algum momento
ruim, que se avinhe a acontecer?
Aprendi que se você quer
conquistar seu cliente, o atenda bem, se você que fidelizar seu cliente, o
respeite, trate-o como se você estivesse atendendo, que você quer bem, na sua
casa cassa.
Será que foi feito
isto, ou está sendo feito isto?
Qual
cliente, ou ser humano, que não quer ser bem atendido, não quer uma pessoa, que
esteja ali, para resolver uma dúvida que este cliente tenha, que esteja perto
para poder esclarecer, aquilo, que na realidade, você entra numa loja, para
comprar (num contexto geral).
Porque entendo, e
aprendi, que se o cliente está ali, (regra de fato) está ali para comprar, e
você vendedor está ali para vender, é simples, de entender, o fato deste
encontro. Então o que está faltando?
Será que estes
empresários, esquecem de dedicar um dia da sua semana de trabalho, para
mostrar, aos vendedores,) que são os que traz dinheiro para lojas), que eles
são tão quanto importantes, de que aquele empresário?
Porque tem que haver
uma ligação que vem de cima, Empresário-Supervisor-Gerente-Pessoal
fixo-Vendedor, então os dois estão na ponta, Empresário/vendedor, e, esta
ligação tem que estar forte, onde cada um entenda seu papel, dentro da
organização.
O empresário, não
precisa estar, devidamente nestas reuniões, afinal, paga a seus supervisores,
gerentes, para exercer também esta função de levar, procedimentos, metas, e
instrução do seu quadro, quais as diretrizes da empresa, e o que fazer para
poder atingir tais fatos. Não adianta, só levar, e cobrar metas, se você, não
ensina como chegar a estas metas, se você não ensina, como e qual o papel deste
vendedor.
Será que seria prejuízo,
você abrir seu ponto comercial, uma hora depois do normal, uma vez na semana,
para que fosse feito este tipo de reunião, o gerenciamento de horário do
pessoal da tarde, ou se exigir, alguma hora extra; aí, seria uma maneira de
você administrar.
Você até
diria a seus clientes, que naquele dia, abriria o seu ponto comercial, um pouco
mais tarde, e explicaria o motivo, assim seu cliente observaria, que você está
preocupado, em informar seus funcionários uma maneira melhor em atendê-los.
Para quem não sabe,
este tipo de reunião, funciona na indústria, onde tem vários nomes, mais o
bastante conhecido é DDS (Diálogo Diário de Segurança), onde é exposto, toda
uma dinâmica, de segurança, e aproveitado, os fatores necessários para aquele
dia de trabalho, e, olhe que como experiência, funciona muito. E olhe que é
todo dia.
Invés de falarem em
crise, não é melhor encontrar meios, para passar longe desta crise, ou
justificar fracassos, próprios, e botar culpa na crise.
Temos vários exemplos,
aqui, loja de calçados, famosa, caindo aos pedaços, mais ai é outro assunto.








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