
Pode praticar atividade física durante a gravidez? Profissionais de educação física garantem que exercícios são benéficos e indicados para as gestantes. Vale destacar, no entanto, que o treino deve ser orientado por um professor e que cada mulher precisa de estímulos e intensidades diferentes. Para além das individualidades biológicas, exercícios físicos ajudam no controle do peso, diminui a depressão, o estresse ou a ansiedade e ainda colabora para reduzir a ocorrência de complicações no parto.
As atividades físicas devem ser feitas com supervisão profissional, assim protegerá a saúde da mãe e da criança também, além de evitar a ocorrência de lesões, dores, incômodos, entre outros problemas.
MODALIDADES E BENEFÍCIOS
PILATES – Controla da respiração, reduz o inchaço, controla o peso, oferece sensação de bem-estar. Nesse sentido, a respiração diminui as dores durante a contração e também melhora a oxigenação do bebê. Além disso, reduz as dores nas costas, em virtude dos alongamentos que são realizados durante o exercício. Outra vantagem é o fortalecimento do assoalho pélvico, que tem como função a sustentação dos órgãos do corpo como o útero. A caminhada também é um exercício indicado na gravidez, principalmente, se a mamãe é muito sedentária.
HIDROGINÁSTICA – Diminui as dores nos pés, nas costas e também o inchaço das pernas. A água proporciona conforto para as mamães, pois elas não sentem o peso da barriga e isso estimula a confiança durante a prática esportiva.
YOGA – Exercício muito recomendado, pois trabalha aliando corpo e mente, o que ajuda no relaxamento, concentração, diminuição da ansiedade e nervosismo, entre outros benefícios.
MUSCULAÇÃO – Entre os principais benefícios destacam-se o fortalecimento dos músculos e a redução das dores nas costas. Outra dica é investir nos alongamentos, pois eles ajudam a melhorar a flexibilidade muscular, estimulando o relaxamento e diminuindo a tensão.
----------------Fonte JC -----------------------------------------------------------------------------------------







0 comments:
Postar um comentário